Em nossas apresentações a clientes e parceiros, percebemos que muitas dúvidas se repetem. Normalmente por não ter conhecimento avançado em HTML, CSS e JS, desenvolvedores Qlik Sense acabam por não explorar as possibilidades que os mashups de design oferecem para os usuários finais e optam em não entregar os projetos neste formato.

Surpreendentemente, há inúmeras vantagens de se usar mashups de design.

Para esclarecer essas dúvidas, listamos aqui a primeira parte de uma série de 3 posts com as perguntas mais frequentes (FAQ) sobre mashups:

 

  1. O que são mashups de design para Qlik Sense?
    Conceitualmente, um mashup é uma página web ou aplicativo criado pela combinação de dados ou funcionalidades de diferentes fontes. No caso do Qlik Sense, para criar um design e interface diferentes do padrão, usamos tecnologia HTML, CSS, JavaScript, Angular, dentre outros.
  2. No QlikView era possível alterar o design da minha aplicação. Posso fazer o mesmo usando mashups no Qlik Sense?
    Sim. Podemos criar uma interface final aos usuários muito próxima (e até melhor) do que se tinha com o QlikView.
  3. “Template” e “Mashup” de design para Qlik Sense são a mesma coisa?
    Tecnicamente falando, não, mas na prática, tanto mashups quanto templates podem ser replicados dentro do servidor.
    Por exemplo, pode-se ter um mashup exclusivo para a equipe de vendas de uma empresa e outro mashup para a diretoria da mesma empresa. Ambos terão o mesmo padrão visual.
  4. Qual licença Qlik Sense preciso para usar mashups de design?
    Somente as licenças “Enterprise” e “QAP” podem fazer uso de mashups. Como ele funciona como extensão do Qlik Sense, não há custo adicional algum de infraestrutura além do licenciamento Qlik já adquirido.
  5. Posso usar mashups de design na Qlik Cloud?
    Não. A Qlik Cloud não permite o uso de extensões na Cloud, por isso não é possível navegar em mashups dentro da Qlik Cloud.
  6. Quais as vantagens de usar um mashup de design em comparação com a visualização padrão do Qlik Sense?
    Inúmeras. As principais são: liberdade de criação do layout, agrupamento de QVFs no mesmo mashup, integração de conteúdos externos vindos de outros sistemas web, possibilidade de incluir mais objetos na mesma tela usando rolagem vertical, dentre outros. Você pode ler mais sobre isso aqui.
  7. Como os usuários irão acessar os mashups?
    Cada mashup gera uma URL única, que pode ser acessada direto no browser (como um atalho na área de trabalho, por exemplo), ou como link em um portal interno corporativo. É preciso ter usuário e senha para acessar (o mesmo usado para acessar o “HUB” de aplicações Qlik Sense).
  8. Posso exibir conteúdos de aplicações diferentes no mesmo mashup de design?
    Sim. Porém é preciso que o mashup tenha sido construído de forma a permitir interações nos filtros de cada aplicação. Veja este vídeo mostrando um mashup com essa característica.
  9. Como posso ter um mashup de design para a minha empresa?
    É preciso ter uma aplicação (arquivo QVF) já desenvolvida. Com base nela, vamos criar o mashup. Envie um email para info@clusterdesign.com.br ou ligue para (48) 3206-5665 para entendermos exatamente a sua necessidade.