A Cluster está lançando hoje o NewHub, solução que visa transformar a experiência dos usuários Qlik Sense. O produto é um portal que exibe aplicações nativas (QVF) e mashups do Qlik Sense em uma só interface, de forma amigável e customizada.

Tecnicamente falando, o NewHub é um mashup instalado no Qlik Sense Server, mas diferente de tudo o que mercado oferece. A ideia de desenvolver o produto nasceu da necessidades de clientes em customizar e centralizar o acesso à painéis Qlik.

As principais vantagens do NewHub são:

  1. Agregar aplicações nativas e mashups na mesma interface

    O HUB padrão do Qlik Sense só exibe aplicações nativas, sem listar mashups. O NewHub resolve este problema, embedando mashups e aplicações dentro do mesmo contexto de navegação. Cada App ou Mashup mantém sua URL única.
  2. Personalizar a identidade visual, alterando paleta de cores e logotipo

    O ajuste de cores e alteração do logotipo é feito pela Cluster na fase de instalação do NewHub. O produto não perde essas customizações se o Qlik Sense Server for atualizado.
  3. Plug and Play

    O NewHub é um mashup com funcionalidades implementadas dinamicamente. Todo o controle do conteúdo é feito através do Qlik Management Console (QMC), aproveitando a infraestrutura já existente e instalada.
  4. Home e Menu personalizáveis

    A tela de início do NewHub oferece uma lista personalizável de aplicações, controladas via QMC. Basta cadastrar tags, que serão usadas como categorias agrupando as aplicações e mashups no Menu principal. As aplicações com a tag “home” são automaticamente listadas na Home.
  5. Nenhum conhecimento HTML/CSS ou JavaScript necessário

    Todo o conteúdo exibido no NewHub vem do QMC ou dos QVFs e Mashups publicados, portanto, diferentemente de outros mashups, nenhuma manutenção HMTL, seja no Dev-Huv ou em qualquer IDE, é necessária.
  6. Feed de atividades

    Na barra da direita é possível acompanhar as últimas atualizações dos seus Apps e Mashups no Feed de atividades do NewHub.
  7. Fotos os usuários automaticamente

    O NewHub usa a biblioteca de imagens do QMC, sendo possível exibir as fotos dos usuários automaticamente, além de nome e cargo.
  8. Estilização das Apps nativasO NewHub permite que os QVFs nativos sejam estilizados, alterando cor de fundo, cor da barra nativa do Qlik Sense, entre outros.  


O NewHub é comercializado no formato SaaS, onde os clientes pagam
por usuário por mês.
Uma das principais vantagens deste formato é que, além de pagar apenas pelo real uso da ferramenta, a Cluster oferece suporte e garantia de compatibilidade para novos releases do Qlik Sense.

Saiba mais sobre o NewHub e navegue na demonstração.