A Cluster foi contratada para desenvolver o design dos produtos da Disruptiva – startup catarinense focada em produtos de inteligência analítica para pequenas e médias empresas, dos mais diversos nichos do mercado brasileiro e de custo acessível.

A Disruptiva esperava da Cluster uma solução visual que atendesse as suas necessidades, tais como:

  • A interface deveria ser de fácil uso, já que os usuários em geral não utilizam ferramentas de BI;
  • A identidade visual da empresa deveria ser respeitada e harmonizada com os objetos de análise;
  • O layout deveria ser pensado como um modelo para ser replicado nas demais verticais (produtos) da empresa, encurtando o tempo de desenvolvimento de cada aplicação.

Já havia uma versão da aplicação que precisava de um redesign (saiba mais sobre este tipo de consultoria oferecido pela Cluster) seguindo as melhores práticas em design e visualização de dados, mas que fosse ao encontro do briefing definido inicialmente, e principalmente que atendesse à expectativa de um público não acostumado com Business Intelligence.

1telas-disruptiva-2

Optamos por uma abordagem “flat”, seguindo a linha minimalista (valoriza espaços em branco) e orientada à tipografia (como defendido no estilo flat). Como estamos tratando de visualização de dados, a mancha de maior contraste foi direcionada à área de dados (gráficos), por isso os demais elementos (botões, menus, cabeçalhos) ficaram em tons neutros (no flat o uso das cores é mais forte para orientar a navegação e deixar a interface “bonita”. No caso da Disruptiva esse “bonito” no entorno poderia atrapalhar a leitura dos dados, por isso optou-se em deixar o mais neutro possível).

O logotipo posicionado à esquerda no topo e a caixa de Seleções Atuais oculta são algumas das considerações de design específicas para este framework (na maioria dos projetos em QlikView trabalhamos de forma diferente para estes dois elementos).

1telas-disruptiva-5

Fizemos algumas personalizações no QlikView, como no famoso verde para filtros ativos. Alteramos para laranja (cor da empresa) e azul para seleções travadas (note na imagem acima que o ícone de travado fica azul para indicar os filtros que estão travados, diferenciando das seleções destravadas).

Todas as abas da aplicação contam com um botão de ajuda para instruir os usuários nas interações ou gráficos mais complicados:

Outra funcionalidade adotada foi a de contextualizar as seleções nos gráficos, como demonstrado na imagem abaixo (ao fazer uma seleção no gráfico, o usuário percebe a seleção mas não perde o visual da área não selecionada).

1telas-disruptiva-6

Para o Dashboard definimos objetos mais visuais sem prejudicar a leitura dos principais indicadores.

1telas-disruptiva-1

 

Saiba mais sobre nossa consultoria em design e visualização de dados para QlikView. Atendemos clientes de todo o Brasil, presencial ou remotamente.