acessibilidade para qlik sense

Estamos comprometidos a entregar a melhor experiência de análise de dados para todos.

Mashups acessíveis

Através da adoção de mashups acessíveis, é possível customizar a experiência de uso de painéis Qlik, criando novas funcionalidades e interações na tela mais intuitivas. 

Leitores de tela

Desenhando e implementando mashups customizados, é possível compatibilizar as funcionalidades do Qlik Sense com leitores de tela gratuitos, como o NVDA.

WCAG 2.1

Nosso desenvolvimento segue o padrão mundial de acessibilidade para web, as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.1) e W3C.

User research

Tornar um painel Qlik acessível é dar aos usuários nem mais nem menos do que aquilo que eles realmente precisam para atingir seus objetivos ao usar a interface. 

NOSSO PROCESSO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

1) Resquisitos e Pesquisa

Entendemos o perfil dos usuários, suas necessidades e expectativas, e detalhamos as funcionalidades não atendidas pelo Qlik Sense padrão

2) Prototipação & Design

Iniciamos os primeiros desenhos – wireframes – e refinamos o visual final, tendo em mente os requisitos de acessibilidade identificados.

3) Implementação HTML

Com o design e o mapeamento dos fluxos dos usuários aprovados, implementamos o mashup usando linguagem web acessível com base no WCAG 2.1.

4) Compatibilização

A fase final é a de testes nas diversas plataformas, browsers e leitores de telas, garantindo total compatibilidade.

Case: Comitê Paralímpico Brasileiro

Desenvolvemos para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) um painel em Qlik Sense, utlizando mashup, de modo que pessoas com deficiência visual (cegueira) conseguissem fazer uma navegação completa em um painel de dados, desde a interação em filtros – com seleção de múltiplos valores possíveis – até a leitura dos dados nos objetos de análise. O projeto foi desenvolvido pela Cluster, através da Master Reseller Toccato.