Blog

Dicas sobre Design e Visualização de dados para QlikView

Navegação no QlikView: ocultar ou não as abas nativas?

Você provavelmente já se perguntou se é melhor fazer a navegação dentro das suas aplicações QlikView através das abas nativas ou se é melhor ocultá-las, utilizando botões ou mesmo objetos de texto/imagens.
Neste post vamos avaliar prós e contras das duas alternativas.

abas-qlikview-1

Navegação através das abas nativas do QlikView

Abas Nativas do QlikView

A principal vantagem de utilizar as abas nativas é a manutenção. É realmente muito fácil editar as propriedades das abas (Propriedades da Aba > Geral), alterando cor, fonte, texto e tamanho.  Outra vantagem é que, sempre que uma seleção é feita, as abas onde o filtro se aplica ganham um sinalizador verde (figura abaixo)

abas-qlikview-4

Repare, ainda na imagem acima, que o QlikView automaticamente cria uma variação mais clara da cor da aba para ajudar a identificar qual delas está “aberta” (no exemplo, a aba “Dashboard”). Como esta variação é praticamente imperceptível, é importante utilizar uma condicional para tratar a cor da aba ativa.

Ao escolher a cor, utilize o seguinte script como cor calculada:
if(GetActiveSheetId()=’Document\SH01′,$(vCor1),$(vCor2)) 
(não se esqueça de alterar o SH01 para o ID da sua aba).

O resultado irá melhorar consideravelmente a experiência dos usuários:

abas-qlikview-2

Função if(GetActiveSheetId() para controlar as cores das abas ativas e inativas do QlikView.

Cuide para não exceder um total de 10 abas. Do contrário, a navegação poderá se tornar confusa e, pior, você poderá ter uma paginação de abas, como demonstra a figura abaixo:

abas-qlikview-3

Navegação através de botões

Em algumas situações pode ser conveniente ocultar as abas do QlikView e utilizar objetos de texto como botões para navegar entre as abas.
Quando se pretende utilizar ícones para ajudar a identificar as abas, por exemplo, ou ainda para mudar a orientação da navegação (de horizontal para vertical), como no exemplo abaixo:

Navegação vertical através de imagens, ocultando as abas do QlikView

Navegação vertical através de imagens, ocultando as abas do QlikView

Em aplicações com poucas abas (até 3 ou 4), certamente é melhor ocultar as abas, pois assim é possível aproveitar o espaço lateral para inserir o logotipo da empresa, dados de atualização, etc.

qlikview-abas-ocultas-3

Usar botões como navegação principal tem uma vantagem extra: você pode incluir ações nos botões. Este é um fator importante, já que utilizar os disparadores das abas quase sempre resulta em problemas.

Conclusão

Avalie sempre o grau de personalização do layout exigido pelo cliente. Em alguns casos, pode ser importante utilizar a tipografia institucional da empresa, e, mesmo que seja trabalhoso, o esforço pode resultar numa melhor percepção dos usuários, com design mais atraente.
Pense ainda em como será feita a manutenção futura. Caso novas abas sejam incluídas, é preciso ter o padrão definido para que possa ser replicado (se imagens forem utilizadas no menu, é fundamental deixar os templates com o cliente).

De todo modo, em ambas as situações, é importante frisar que os nomes das abas devem ter preferencialmente uma palavra (no máximo duas) e que haja distinção clara das abas ativas e inativas.