Blog

Dicas sobre Design e Visualização de dados para QlikView

Guia de Estilo para Gráficos – Parte 2

Criamos este guia como forma rápida de consulta sobre o que fazer e o que não fazer ao exibir gráficos no QlikView (ou em qualquer outra plataforma de análise de dados).
São dicas práticas que você pode adotar desde já.

Esta é a segunda parte do Guia, e trata apenas de gráficos de linha. Clique aqui para ler a primeira parte, sobre gráficos de barra

Proporção dos gráficos

Não faça:

Não estique os gráficos só porque há espaço sobrando na tela. Além de desperdiçar área da interface, você pode causar falsa interpretação dos dados em função da proporção entre os eixos X e Y estar distorcida.

Os dois gráficos abaixo apresentam exatamente os mesmos dados, mas podem causar interpretação completamente diferentes. O primeiro atenua variações em função de ser muito largo, enquanto o segundo os acentua por ser estreito demais e ter maior altura.

guia-graficos-linha-6
guia-graficos-linha-5

Faça:

Não há uma regra definitiva para proporção entre o comprimento dos eixos X e Y em um gráfico de linha, porém, a proporção aproximada de 2 (ou seja, o dobro do comprimento em X em relação a Y) costuma funcionar bem. No exemplo abaixo, a versão correta para apresentar a mesma informação dos gráficos anteriores.

guia-graficos0linha-7

Grades

Não faça:

As grades (grids) só são úteis quando os gráficos (sejam de linhas, barras, grade, dispersão, etc.) são muito extensos e os olhos perdem a referência das escalas. No exemplo abaixo, as grades horizontais e verticais são completamente inúteis, podendo inclusive atrapalhar na leitura das linhas de tendência.

guia-graficos-linha-8

Faça:

Deixe os gráficos o mais limpo possível. As grades do gráfico abaixo podem ser excluídas sem qualquer prejuízo à leitura dos dados.

guia-graficos-linha-9

Símbolos e estilos

Não faça:

O exemplo abaixo demonstra 3 erros comuns:
1) usar símbolos diferentes nas linhas: não há razão para usar símbolos distintos quando as cores diferentes já cumprem bem essa tarefa.
2) tamanho dos símbolos e espessura das linhas exagerados: torna o gráfico “sujo” e pode atrapalhar quando há dados (linhas) próximos.
3) linhas suavizadas (arredondadas): o efeito que para muitos pode parecer bonito na verdade cria pontos inexistentes no gráfico apenas para poder tangenciar o ponto.

guia-graficos-linha-11

Faça:

1) Use o mesmo tipo de símbolo, de preferência “pontos”.
2) Deixe os símbolos com o menor tamanho possível, apenas para que indique aos usuários que ao passar o mouse, aparece o tooltip. Do mesmo modo, deixe as linhas com a menor espessura visível. No QlikView, uso sempre “1,5pt” para a espessura da linha (o meio ponto neste caso funciona) e “2pt” para o tamanho do símbolo.
3) Use sempre estilo de linha “reto”, e não o “suavizado”.

guia-graficos-linha-10

Observação: Se o gráfico for usado em um relatório impresso ou em PDF, os símbolos podem ser excluídos.

Valores sobre os dados

Não faça:

Os valores sobre os dados (números sobre os pontos das linhas) podem se sobrepor e atrapalhar a leitura, por isso evite essa opção e prefira deixar visível apenas a escala. Dependendo da quantidade de dígitos, a escala também pode acabar roubando bastante espaço do gráfico, como no exemplo abaixo.

guia-graficos-linha-12

Faça:

Utilize os símbolos “K” e “M” (para Milhar e Milhão) e oculte os valores sobre os dados. É importante deixar os símbolos visíveis (pontos sobre as linhas) indicando que o valor preciso pode ser lido ao passar do mouse.

guia-graficos-linha-13

Número de linhas no mesmo gráfico

Não faça:

Cuide para não exibir um número exagerado de linhas no mesmo gráfico. No exemplo abaixo, para identificar cada linha, o usuário teria de repetidamente fazer o drill no gráfico, ou ainda navegar na legenda e passar o mouse sobre o tipo de produto desejado (ainda assim, não conseguiria ver os dados sobre a linha)

guia-graficos-linha-14

Faça:

Utilize a opção “Treliça” (Trellis, ou Small Multiples) para ter uma visão simultânea com a mesma escala em todos os gráficos.

guia-graficos-linha-15