Blog

Dicas sobre Design e Visualização de dados para QlikView

Guia de Estilo para Gráficos – Parte 1

Criamos este guia como forma rápida de consulta sobre o que fazer e o que não fazer ao exibir gráficos no QlikView, QlikSense (ou em qualquer outra plataforma de análise de dados). São dicas práticas que você pode adotar desde já.

Esta é a primeira parte do Guia, e trata apenas de gráficos de barra. Clique aqui para ler a segunda parte, sobre gráficos de barra

Tamanho dos gráficos

Não faça:

Não estique os gráficos só porque há espaço sobrando na tela. Deixá-los grandes demais vai tornar a tela “suja” e dificultar a leitura, pois os olhos precisam percorrer uma área maior para ler a informação.

guia-graficos-qlikview-cluster-1

Faça:

Deixe os gráficos no menor tamanho possível, assim você terá mais espaço para outros gráficos simultaneamente na tela. Cuide ainda para não deixar as barras muito grossas, o que pode confundir com os rótulos da dimensão.

guia-graficos-qlikview-cluster-2

Eixos e valores sobre os dados

Não faça:

Não exiba os eixos se for exibir os valores sobre os dados.

guia-graficos-qlikview-cluster-3

Faça:

Se for exibir apenas os eixos, sem exibir os valores sobre os dados, usar o grid pode ajudar. Neste caso, altere a cor do grid para que haja o menor contraste possível.

guia-graficos-qlikview-cluster-4a

Valores sobre os dados ou valores no eixo?
Prefira manter os valores no eixo, e não no final das barras. Isto irá facilitar na comparação dos valores listados sem que os seus olhos “scaneem” até o final de cada barra.
Importante: ao exibir os valores no eixo, cuide para dar maior contraste aos valores, deixando os rótulos da dimensão com menor contraste, como no exemplo abaixo.

guia-graficos-qlikview-cluster-5

Espaçamento entre-barras

O espaço entre as barras deve ser ligeiramente menor do que a largura das barras. Esta regra só não se aplica a histogramas.

Não faça:

Ao trabalhar com barras agrupadas, não aproxime demais os agrupamentos.

guia-graficos-qlikview-cluster-6

Faça:

Aumente o espaçamento entre os grupos e diminua o espaçamento entre as barras.

guia-graficos-qlikview-cluster-5

Bordas e efeitos

Não faça:

Não suje seus gráficos com bordas, fundos, rótulos de títulos coloridos ou efeitos 3D. (sabia mais sobre data-ink ratio neste post)

visualizacao-de-dados-qlikview-1

Cores

Não faça:

Não use o modo “multicolorido” gratuitamente. Se os dados categóricos não podem ser agrupados, jamais use múltiplas cores.

guia-graficos-qlikview-cluster-7

Faça:

Ao comparar períodos de tempo, use tons da mesma cor para enfatizar períodos mais remotos (cinza claro) com período presente/mais recente (preto).

guia-graficos-qlikview-cluster-8