Design de Portais QlikView e Qlik Sense

Saiba como funciona nossa consultoria especializada em portais de acesso público em Qlik

Portal QlikView IAS

Órgãos públicos das diversas esferas (Federal, Estadual e Municipal) utilizam as soluções QlikView e Qlik Sense como plataformas de compartilhamento de informações de governança e portais de transparência. Seja para consumo interno ou aplicações voltadas ao cidadão comum, os painéis feitos em Qlik precisam levar em consideração o público alvo, projetando a interface com base na expectativa destes, respeitando as melhores práticas de design e principalmente, facilitando a leitura e interpretação dos dados.

Saiba mais sobre as diferenças fundamentais de design entre criar painéis para uso interno e outros voltados para o cidadão.

A Cluster tem grande experiência no atendimento a Governo, adequando painéis feitos em Qlik para que sejam visualmente atraentes e acessíveis para o cidadão.

Consultorias mais recentes em órgãos públicos:

Presidência da República: Portal em fase final de homologação
Ministério Público do RS: Mapa Social do RS
Ministério Público de SC: Portal de Transparência do MPSC

Como funciona nossa consultoria para Portais Qlik
1) Recebimento do material bruto

A Cluster não trabalha no ETL dos dados do cliente. Nosso foco é exclusivo na camada visual, e portanto nessa etapa recebemos o material bruto (QVW ou QVF contendo uma versão “crua” dos gráficos ou apenas contendo o modelo de dados) para uma primeira avaliação. Nesta etapa temos o primeiro contato com os dados a serem levados para o público final.

2) Elaboração do Briefing de design

De posse do material bruto enviado, levantamos junto à instituição demandante suas expectativas visuais, requisitos de funcionalidades sugeridos, dentre outros, e cruzamos com a nossa experiência no entendimento do púbico e melhores práticas de design. Desta fase sai um documento contendo as premissas de projeto visual e de design, chamado de “Brifieng de design”.

3) Criação do Projeto Visual

Com o material bruto e as premissas e expectativas mapeadas, é hora de pensar na criação do layout em si. Nesta fase são pensadas as cores, tipografia, padrão de interações na tela, padrão de análises de dados e cores para estas análises, identidade visual da instituição demandante, entre outros. Ao final desta etapa, telas estáticas são geradas para aprovação do layout.

4) Implementação do Design

Após o Projeto Visual, o material bruto é transformado seguindo o modelo aprovado. Toda a implementação do design acontece nesta etapa, e o entregável é um arquivo QVW / QVF navegável no novo padrão visual. Ao término do projeto, há a transferência de conhecimento, onde todos os arquivos e orientações são repassadas à equipe do órgão demandante.

Mande um email para info@clusterdesign.com.br e saiba como nos contratar