Design de novas aplicações

No desenvolvimento de sistemas web, designers e desenvolvedores constroem juntos as interfaces. Por que não no QlikView?

Envolver o design desde o início do projeto QlikView traz inúmeras vantagens. As duas principais são a diminuição do índice de retrabalho dos desenvolvedores e por fim a maior satisfação dos usuários finais.

Para novas aplicações, sugerimos que os projetos sejam divididos conforme as fases abaixo, já contemplando a figura do designer:

Consultoria design para QlikView

1) Anteprojeto

Documentação elaborada pela equipe comercial e técnica do QlikView Partner, junto com o cliente, onde consta a definição macro do escopo, lista de KPI’s, etc.

2) Briefing (Identificação, análise e entendimento das necessidades de BI do cliente)

Esta é a primeira etapa onde a Cluster apoia o parceiro.

Através de entrevistas com usuários, são identificadas informações e necessidades cruciais para o sucesso do projeto, como: expectativas dos usuários finais (seus anseios e principais dores), priorização de indicadores (importante para dar o devido destaque e posicionamento na tela), dispositivos a serem considerados e suas resoluções de tela (desktop, tablets, smartphones), identificação de como os usuários leem as informações dentro da empresa (importante, por exemplo, para identificar com que tipo de objetos de análise eles estão acostumados), dentre outros aspectos.

Este briefing visa qualificar as informações listadas no anteprojeto. Ele servirá de guia ao longo do projeto e visa garantir que os anseios e necessidades identificados no início foram abordados corretamente na aplicação desenvolvida.

3) Prototipação e definição da Arquitetura da Informação (AI)

Esta é a segunda etapa onde a Cluster apoia o parceiro.

De posse do briefing e do anteprojeto, é definida a arquitetura da informação (distribuição dos indicadores em abas) e as telas são prototipadas através de wireframes feitos à mão e em softwares específicos. Esta fase é fundamental para o posterior trabalho dos Desenvolvedores, já que com isto eles saberão com clareza quais filtros e objetos de análise (gráficos, tabelas, etc) cada aba terá.

Prototipação QlikView

4) Modelo de Dados

Enquanto a fase de Prototipação é realizada por um consultor de Design (Cluster), o consultor Desenvolvedor constrói o Modelo de Dados.

5) Visual Design

Esta é a terceira etapa onde a Cluster apoia o parceiro.

Com os protótipos em mãos e aprovados pelo cliente, é hora de definir os detalhes visuais da interface. É neste momento em que são estabelecidas as cores, tipografia, iconografia e todo o refinamento visual que a interface final terá. A identidade visual da empresa é avaliada para que a aplicação tenha coerência visual com o branding institucional. Um arquivo QVW “template” com o visual design aprovado é gerado nesta fase.

mapasocial-rs-qlikview-3

6) Desenvolvimento

O consultor Desenvolvedor constrói a aplicação seguindo as definições de layout no QVW template e nos wireframes (prototipação) gerados anteriormente.

7) Q.A de design (Quality Assurance)

Esta é a quarta e última etapa onde a Cluster apoia o parceiro.

Quando o trabalho do Desenvolvedor acaba e a aplicação está, em teoria, pronta para ser publicada, é feita uma revisão completa de Design, o chamado Q.A. de Design.
O trabalho visa garantir que o layout proposto na fase de Visual Design foi respeitado.

8) Fechamento e Publicação

A aplicação está finalmente pronta para ser publicada.

Envie um email para info@clusterdesign.com.br e descubra como a Cluster pode transformar suas aplicações