Blog

Dicas sobre Design e Visualização de dados para QlikView

Colorgorical: nova ferramenta para geração de paletas de cores para BI

Há algumas semanas foi lançada uma ferramenta online e gratuita para geração de paleta de cores, o Colorgorical. Seu grande diferencial é poder inserir uma cor de base (a cor predominante de um logotipo, por exemplo) e obter automaticamente até 20 cores harmônicas.

O Colorgorical gera paletas qualitativas apenas, ou seja, cores que são ideais para diferenciar dados categóricos (nomes), e não quantitativos (valores). Para estes, a melhor ferramenta segue sendo o Colorbrewer, que faz um ótimo trabalho ao gerar paletas sequenciais e divergentes, mas tem muitas limitações quando a tarefa é gerar paletas qualitativas.

colorgorical-pallete

No menu à esquerda, é possível personalizar a variação da paleta, onde o principal atributo é a distância perceptiva (“Perceptual Distance”): quanto mais à direita, mais as cores terão tonalidade diferente, facilitando a leitura. Quanto mais à esquerda, a paleta pode parecer mais agradável aos olhos, com cores mais próximas, mas com dificuldade de distinção entre elas.

Vale lembrar que em 2014 publicamos no blog um passo a passo para gerar paletas de cores usando outras ferramentas. Porém, desde que foi lançado, estamos usando tanto o Colorgorical (para paletas qualitativas) quanto o Colorbrewer (para paletas sequenciais e divergentes) nos projetos da Cluster.